Palestra: Solução de WebConference e Transmissão de Vídeo ao vivo, integrada com o Moodle



Hoje, vim apresentar a palestra do Dione Almeida no CNJ falando sobre uma solução para EAD, usando o Moodle, que oportunizou a utilização de salas virtuais para WebReuniões e a transmissão de vídeo ao vivo e offline - integrando o openMeetings e o RED5. A solução está em uso no TRE-RS e só utiliza software livre.


O plugin E-Meeting tem como objetivo prover aos usuários da plataforma Moodle a possibilidade de gerar uma simulação de um ambiente presencial de sala de aula. Para que isto ocorra, são necessários alguns recursos que facilitem a comunicação entre as partes. Dentre os recursos estudados se destacaram:

• Bate-Papo (chat): Recurso em tempo real que permite a comunicação simultânea das partes através de mensagens de texto.
• Compartilhamento: Capacidade de permitir a troca de arquivos entre os participantes.
• Lousa: Local similar ao quadro-negro, onde o professor ou tutor poderia explicar a matéria em discussão.
• Moderador: Habilidade de designar para um dos participantes a responsabilidade de mediar e regulamentar a utilização da sala.
• Videoconferência: Transmitir imagem e vídeo em tempo real.

Partindo destas necessidades, após uma filtragem das soluções disponíveis no mercado e seguindo critério da instituição - que busca preferencialmente soluções de software - três produtos se destacaram: o DimDim, o BigBlueButton e o OpenMeetings. A opção foi pelo OpenMeetings.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas: Como instalar novos temas no Moodle

A importância da foto e do perfil para a EAD - 1º Tema

Moodle 3.1 - Publique seu curso como uma ferramenta LTI