quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mensagem para você - tema 3


MENSAGEM: comunicação individual com os alunos


Colegas de construção,

Aqui em Belo Horizonte, 28°, acho que vai chover.

O Moodle possui um servidor de e-mail (webmail) integrado a sua estrutura. É um excelente recurso para se comunicar individualmente com os alunos, para dar as boas vindas, fazer devolutivas individuais sobre o percurso da aprendizagem e das atividades realizadas, reconhecer a participação, informar sobre alterações no calendário e apresentar feedbacks.

Durante o acompanhamento do desenvolvimento do cursista, o professor precisa estar atento ao comportamento do aluno e tentar responder a algumas questões, como:

  • Tem acessado a plataforma?
  • Apresenta um bom ritmo de estudos das aulas?
  • Realizou os exercícios de acordo com o cronograma? Enviou os exercícios realizados?
  • Visitou ou participou dos fóruns?

E ainda:

  • Verificar se há evasão e o motivo.
  • Analisar se há barreiras relacionadas ao uso da tecnologia.
  • E dificuldades de compreensão de algum tema estudado.

Para o acompanhamento dos participantes, o uso dos relatórios do Moodle é recomendável. Estudaremos os relatórios daqui há algumas semanas.

Após a análise dos relatórios, a mensagem pode ser utilizada para o feedback individual do aluno e para motivá-lo a participar das atividades.

Sobre o feedback, é bom atentar sobre a importância de um retorno para os alunos mais participativos e que estejam em dia com as atividades. Corre-se o risco de focar nos alunos que apresentam dificuldades e esquecer-se de reconhecer as participações ativas e construtivas.

A mensagem, mesmo quando relacionada à cobrança de prazos, por exemplo, deve ter um tom acolhedor e conter algum destaque do conteúdo. É uma oportunidade motivar o participante para os estudos do curso.

“O ato de comunicar tem como pressupostos a participação ou a interação entre quem emite a mensagem a aquele que a recebe, e a compreensão necessária para que se possa colocar em comum ideias, imagens e experiências”. (PINHO, 1990, p. 72)

Para enviar mensagem individual:

1) Acesse o curso;
2) Clique na aba participantes;



3) Marque o (os) participante (s);
4) Clique acrescentar/mandar mensagem;



5) Digite sua mensagem;
6) Clique em visualização;



7) Clique em enviar.





A mensagem também pode ser uma boa estratégia para enviar informações para um grupo de participantes ou para toda a turma.

Com o passar do tempo e a utilização dos recursos do Moodle, você perceberá que existem outros caminhos para se enviar uma mensagem como, por exemplo, através da caixa de mensagens.

Para ler uma mensagem recebida, siga os passos a seguir:

1) Na caixa mensagens, que aparece ao lado do nome do usuário online que enviou a mensagem para você;
2) Leia a mensagem enviada na janela pop-up que será exibida.

Vamos treinar?


Grande abraço, Ritze Ferraz