sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dicas: As Atividades no Moodle



Continuando nossa série de dicas, vamos falar sobre as atividades no Moodle. Elas são ferramentas que podem servir para avaliação e comunicação com os alunos.

Veja abaixo alguns dos principais estilos de atividades usadas na plataforma Moodle:

Chat - Ferramenta síncrona; para haver comunicação, todos os participantes precisam estar online.

Base de dados - O módulo de atividades de banco de dados permite aos participantes criar, manter e pesquisar em um banco de entradas de registros. O formato e a estrutura dessas entradas são quase ilimitados, incluindo imagens, arquivos, URLs, números e texto, entre outras coisas. É como se fosse um grande formulário, onde podemos registrar informações e depois pesquisá-las.

Escolha - Enquetes de múltipla escolha.

Fórum - Promove comunicação entre os participantes não havendo necessidade de todos estarem online ao mesmo tempo (assíncrona). Podem ser discussões de um único tópico, fórum geral para todos do curso ou uma trilha de discussão por tema e por usuário.

Glossário - Definição de termos do curso em ordem alfabética, permitindo também comentários.

Lição - Permite a junção de texto e questões para avaliação.

Pesquisa de avaliação - Instrumentos para analisar os cursos online.

Questionário - Permite ao professor gerar perguntas de múltipla escolha, que podem ser de preenchimento, numéricos, respostas breves dentre outras. O professor pode também criar uma base de dados de questões separadas por categorias, que podem ser utilizadas em outros cursos.

Wiki - Ferramenta colaborativa onde todos podem participar, acrescentando e/ou editando textos.

Esses são apenas alguns exemplos de atividades nativas do Moodle. Há também a possibilidade de se fazer download de outros tipos de atividade no site oficial moodle.org.

Nas próximas dicas, veremos como fazer a instalação de novas atividades. Fique ligado(a)!