segunda-feira, 11 de maio de 2015

Lançada oficialmente a versão 2.9 do Moodle



Hoje foi lançada a mais recente atualização do Moodle, a versão 2.9. De acordo com os desenvolvedores, o Moodle 2.9 reúne recursos e aprimoramentos desenvolvidos pela equipe e também por contribuintes-núcleo da comunidade.

Dentre os recursos estão inclusos: navegação simplificada, melhorias úteis para atividades como Lição e Questionário, juntamente com novas configurações de administração, que refinam o processo de gestão do curso. O RedeMoodle separou algumas das principais novidades divulgadas pelo site oficial e traz para você! Confira:

Perfil

Agora, cada usuário no Moodle tem uma página de perfil que pode ser acessada a partir do canto superior direito do menu do usuário e, em seguida, clicando em Perfil (em Inglês, Profile). Esta página contém links para outras páginas que permitem ao usuário editar suas informações de perfil e preferências, ver os seus posts no fórum/blog, e verificar todos os relatórios a que tem acesso.

Perfil (ou Profile, em Inglês). Fonte: Moodle.org

Mensagens instantâneas e através de pop-ups

Se habilitado para o site, os usuários de Moodle tem a opção de enviar mensagens uns aos outros. A novidade da versão 2.9 é que agora um botão de mensagens no perfil de um usuário permite que você envie uma mensagem através da caixa de pop-up, sem sair da página em que está.

Mensagens através de pop-ups. Fonte: Moodle.org

Keyholder

A função Keyholder pode ser dada a um membro da organização do curso, de modo que ele pode fornecer a chave (ou senha) de inscrição no curso para os alunos quando necessário. O keyholder não precisa ser o professor do curso.

Configurações de administração do Site

Um administrador pode agora adicionar novos tipos de arquivos e visualizar, editar e excluir arquivos já existentes, em Administração do Site > Servidor > Tipos de Arquivo. Isto significa que, por exemplo, se professores e alunos do seu site usarem vários arquivos específicos para um determinado programa, esses arquivos podem agora ser reconhecidos pelo Moodle, e, quando baixados, eles vão abrir no programa correto, ao invés de apresentar-se como um arquivo .zip genérico.

E tem muito mais aprimoramentos! Para saber mais sobre o Moodle 2.9, bem como detalhes técnicos, acesse as notas de lançamento (em Inglês). E, para fazer o download da nova versão do Moodle, acesse o site oficial Moodle.org.