terça-feira, 2 de junho de 2015

10 Termos Essenciais no Moodle (Parte 1)


O Moodle.org criou um guia rápido explicando dez termos Moodle importantes. Ideal para os iniciantes na plataforma! Veja abaixo alguns dos principais termos:

1. Página inicial ou Painel?

A página que você vê quando não logado é a página principal do seu site Moodle. A menos que você decida forçar os usuários a fazer login antes que eles possam ver qualquer coisa, você pode usar sua página inicial como um caminho atraente para seus cursos e introdução à sua organização.
O painel é o que os usuários verão uma vez logado, e é uma página personalizada específica para cada pessoa. O administrador de que forma é feita essa visualização do painel ou dar a escolha aos usuários (Em breve teremos um artigo especial explicando um pouco mais do Painel e suas funções).

Exemplo de página inicial
Fonte: Moodle.org


Exemplo de painel
Fonte: Moodle.org

2. Inscrição ou Autenticação?

Estes dois termos são muitas vezes confundidos e por isso é útil para saber a diferença. A fim de ter um curso em seu site Moodle, um usuário deve primeiro efetuar login ou estar conectado e, em seguida, ser permitido a este o acesso ao curso que precisa. O processo de obtenção de uma conta e fazer login no site do Moodle é chamado de autenticação e há muitas maneiras de fazê-lo. Por exemplo, você pode permitir que os usuários criem suas próprias contas no site - que é chamado de auto-inscrição por e-mail - ou você pode fazer suas contas para eles - estas chamadas contas manuais.
Uma vez no site, os usuários precisam então entrar no curso escolhido, essa seria a Inscrição. Novamente, há muitos métodos diferentes de inscrição; um método popular é a autoinscrição, onde os alunos clicam em um botão para adicionar-se ao curso.

3. Cursos

Na terminologia Moodle, um curso on-line é a área onde um professor/instrutor/tutor acrescenta o conteúdo de aprendizagem para seus alunos. Organizações que acham o termo 'curso' inadequado podem alterar o texto através da personalização de idiomas para, por exemplo "módulo" ou "espaço de aprendizagem". A aparência de um curso pode ser alterada por meio de diferentes formatos de curso e a visualização melhorada pela escolha do tema.

4. Temas

Temas fornecem uma "pele" para mudar completamente a aparência do seu site (ou até mesmo um curso individual). Com o padrão de mais temas sendo altamente personalizável, e a comunidade oferecendo mais de uma centena de temas colaborativos, não há desculpa para um site Moodle de aparência simples!


Exemplo de tema
Fonte: Moodle.org

5. Recursos, Atividades ou Blocos?

Ao adicionar um item à sua página de curso, você será apresentado às opções de adicionar um recurso ou uma atividade. Se você clicar no botão ao lado de um item será explicado o que o mesmo faz, do lado direito do seletor de Atividade. Em suma, um recurso é um item estático que um professor pode usar para apoiar a aprendizagem, como um arquivo ou link, enquanto uma atividade exige que o aluno se envolva (ativo) no curso, sendo um quiz ou upload de uma atribuição, por exemplo. 
Como regra geral, os cursos com muitas atividades tendem a ser mais envolventes do que cursos com muitos recursos, mas o Moodle é flexível o suficiente para suportar ambos. Recursos e Atividades são também blocos, que podem ser adicionados à esquerda ou à direita de qualquer página do curso. Eles também podem ser adicionados ao centro do painel. Eles melhoraram a aprendizagem e gestão do curso, fornecendo funcionalidades adicionais, tais como a apresentação dos resultados das atividades.


E vem mais dicas por aí, aguarde as próximas postagens, quando encerraremos o bloco de 10 Termos Essenciais no Moodle.