segunda-feira, 22 de junho de 2015

10 Termos Essenciais no Moodle (Parte 2)

Hoje finalizamos a série de posts que o Moodle.org publicou com dez termos essenciais no Moodle. Aproveite para aumentar ainda mais seus conhecimentos sobre a plataforma (para conferir os termos que foram postados anteriormente, clique aqui).


6. Menu de utilizador



No Moodle 2.9, usuários registrados podem acessar as áreas essenciais do site a partir de um menu de usuário, que pode ser acessado no canto superior direito da tela, ao lado de sua imagem de perfil. Este menu (que pode ser personalizado pelo administrador) fornece links para todos os tipos de cursos, fácil acesso ao seu perfil e painel de instrumentos e uma página de Preferências útil, que permite gerir os seus emblemas, blogs, notificações do fórum e muito mais.

7. Atto ou TinyMCE?

Se o administrador permite, cada usuário Moodle tem uma escolha de editor para usar quando adiciona texto para o Moodle. O editor padrão do Moodle - recomendado - é Atto, um editor ágil e acessível, que permite arrastar e soltar imagens e a função de salvar automticamente o seu progresso. Se você está mais familiarizado com as configurações do editor TinyMCE, que é mais popular, você pode selecionar uma versão dele na página Preferências, no menu do usuário, e para aqueles mais tradicionais, também é possível escolher um editor de texto simples.

8. Papéis

O conceito de papéis é algo que pode ser intrigante para iniciantes Moodle que presumem que, se eles são um professor ou um estudante off-line, eles serão automaticamente um professor ou estudante no Moodle. Além da função de administrador todo-poderoso, qualquer outro usuário que faz o primeiro login no Moodle é um "usuário autenticado" o qual é dado um papel em cada curso, em vez de globalmente. Assim, no mesmo site Moodle você poderia ser um professor em um curso de História e um estudante em um curso de Química, assim como em sua própria faculdade poderia ensinar História durante o dia e estudar Química em uma classe de noite no mesmo edifício. Leia sobre os papéis aqui (em Inglês).

9. Coortes, grupos ou agrupamentos?

Uma coorte é um grupo de sites ou toda a categoria que permite a fácil matrícula de um grande número de alunos em cursos. Coortes podem ser criados manualmente ou carregados através de um arquivo CSV. Um grupo é curso ou atividade específica. Você pode ter uma coorte de 100 estudantes de Economia e, uma vez em curso, você pode querer dividi-los em grupos de 20, de acordo com o tutor que eles têm. Atividades e recursos podem ser limitadas a grupos. Um agrupamento é tipicamente um conjunto de grupos, embora você poderia, em teoria, ter um agrupamento de apenas um membro, da mesma maneira que você poderia ter um grupo de apenas um membro. Agrupamentos permitem que vários grupos trabalhem juntos em um curso.

10. Lição

Uma atividade Moodle muito sofisticada e poderosa, o termo Lição pode induzir em erro aos recém-chegados ao Moodle. Use seções do curso, recursos e atividades para adicionar os materiais que você tem em suas "lições" cara-a-cara e você estará pronto para um desafio que vale a pena: explorar as características de ramificação da lição de Moodle. Trabalhando um pouco como um site onde você navega através de uma escolha de páginas, ela permite personalizar o caminho de aprendizagem de seus alunos, testá-los ao longo do caminho, com restrições de tempo, se necessário.

(Bônus) 11. Moodle.org ou Moodle.com?

Moodle.org é o site da comunidade, onde as pessoas podem baixar o Moodle e plugins adicionais (grátis) e tem apoio 24 horas, todos os dias, de Moodlers em todo o mundo, em muitas línguas. Se você está procurando hospedagem, personalização ou suporte pago, Moodle.com é o site comercial, listando mais de 60 empresas Moodle Partner globalmente.




Encerramos o post com dicas para quem está começando ou quer melhorar sua experiência no Moodle! Esperamos que tenha gostado! Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários.