quarta-feira, 15 de julho de 2015

Apresentando o MoodleCloud

Mais uma novidade do Moodle para novos usuários! O Moodle disponibilizou recentemente uma nova ferramenta chamada MoodleCloud. Segundo os desenvolvedores, é uma maneira fácil e muito rápida de implantar o ambiente Moodle dentro do seu próprio site - ainda de forma gratuita, porém com passos fáceis para quem não está familiarizado com o sistema e gostaria de experimentar algumas funcionalidades.

De acordo com o site oficial do Moodle, o Cloud vem para sanar o problema de usuários com dificuldades iniciais na área de sistemas e manutenção do site. Separamos um trecho da explicação e motivação dos desenvolvedores no excerto abaixo:

"Claro, nem todos os professores são especialistas em TI, e nem todos eles vão aprender como instalar o software de código aberto em um servidor ou gerenciar as complexidades de atualizações e manutenção. Para eles, nós construímos a rede Moodle Partner, como forma de prestação de serviços ao redor do mundo, e agora dezenas de milhares de Moodlers ter sido ajudados por Moodle Partners.

Nós ouvimos, no entanto, que há muitos de nossos usuários com necessidades menores e de baixo ou zero orçamentos os quais a hospedagem total paga não é uma opção. MoodleCloud é a nossa solução para este problema."

Apesar das funcionalidades, o MoodleCloud possui alguns limites para hospedagem, tais como:

Limite total de 50 usuários;
Espaço em disco 200Mb;
Temas e plugins nativos do Moodle;
Um site por número de telefone.

Se você ficou curioso(a) e quer experimentar (é gratuito, para sempre, garantem os desenvolvedores), é só acessar o site oficial (em Inglês) e aproveitar essa novidade!