Plugin Caliper Analytics agora possui suporte para Moodle


A Blackboard, companhia de tecnologia para educação, anunciou que obteve o IMS Global Conformance Certification para o Moodlerooms, seu ambiente virtual de aprendizagem, para fornecer fluxo de dados de atividades de acordo com o padrão IMS Caliper Analytics v.1.0. 

O Caliper é um padrão neutro e fundamental para aumentar a interoperabilidade ao permitir que dados sejam compartilhados entre diferentes soluções. Após o anúncio, todas as instituições que usam Moodlerooms poderão coletar e combinar dados de diferentes fontes para obter uma visão melhor das atividades dos estudantes por meio de diversas ferramentas de aprendizagem, e conseguir ações rápidas e intuitivas usando análises de dados.


A Blackboard também disponibilizou o plugin do Caliper para a comunidade Moodle, para permitir inovações futuras por qualquer instituição que usa a plataforma. A conformidade com o plugin para Moodle abre caminho para interoperabilidade, compartilhamento de dados e próxima geração de análise de dados na aprendizagem entre as duas plataformas.

Ao habilitar o Moodlerooms, permite-se que o ecossistema de tecnologia para educação seja mais transparente e com uma abordagem voltada à interoperabilidade de dados, além de facilitar o compartilhamento de informações entre instituições, incentivar pesquisas científicas, e ampliar o espaço para desenvolvimentos de novas aplicações.

“Esse é um ótimo acontecimento para o Moodlerooms e mostra nosso comprometimento com o open source e analytics para aprendizagem”, afirmou Phill Miller, vice-presidente de Open Solutions da Blackboard. “Com essa certificação e o lançamento do plugin, estamos nos preparando para a próxima geração de ferramentas de análise para aprendizagem”.

“Estamos felizes que a Blackboard alcançou a certificação de conformidade para Moodlerooms com o padrão Caliper Analytics”, afirmou o Dr. Rob Abel, CEO do IMS Global Learning Consortium. “A liderança e apoio em padrão aberto da Blackboard está ajudando a crescer um ecossistema de tecnologia educacional baseado em padrões IMS".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas: Como instalar novos temas no Moodle

A importância da foto e do perfil para a EAD - 1º Tema

Moodle 3.1 - Publique seu curso como uma ferramenta LTI