MOOCs - UFRGS lança plataforma Lúmina


Foi lançada na tarde desta terça-feira, 30 de agosto, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a plataforma Lúmina. Destinada a oferecer cursos online, massivos e abertos ao público, conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course), foi criada pela Secretaria de Educação a Distância (Sead), juntamente com o Centro de Processamento de Dados (CPD). Gratuita e de acesso livre, a plataforma possibilita a auto-organização dos estudos no ritmo do(a) aluno(a).

Baseada no Moodle, mas totalmente reconfigurada, a ideia foi desenvolver um ambiente próximo ao que os professores já estão acostumados e que pudesse ser utilizado, inclusive, para disponibilização de materiais didáticos e exercícios aos alunos da graduação, em complemento às aulas presenciais.

Inicialmente, serão publicados oito cursos, produzidos pelos professores junto com a equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (Napead): Avaliação de Enfermagem, Poesia Grega, Química Geral, Cinética Química, Odontogeriatria, Literatura Russa, Avaliação em Usabilidade e Karatê-do. 

Imagem: Plataforma Lúmina

Qualquer interessado ou interessada pode desde já cadastrar-se na plataforma e, em breve, cursar de forma livre e gratuita os cursos que serão disponibilizados. O curso “Avaliação de Enfermagem” será o curso-piloto, com previsão de início em setembro de 2016, enquanto os demais cursos terão suas datas informadas em breve.

Fonte: UFRGS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas: Como instalar novos temas no Moodle

A importância da foto e do perfil para a EAD - 1º Tema

Moodle 3.1 - Publique seu curso como uma ferramenta LTI